quarta-feira, 13 de abril de 2016

Concurso para a Rede de Escolas Associadas da UNESCO - 7ª Edição

ANO INTERNACIONAL PARA O ENTENDIMENTO GLOBAL

 Parabéns ao aluno premiado: Luís Alberto Enes Teixeira de Sousa, 9ºAc, nº13

              Categoria 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico – TEXTO
                      Tema: Construir pontes entre os povos


É HORA!

     Toda a gente que ligou a televisão nos últimos tempos tem reparado no imenso fluxo de refugiados que têm chegado à Europa a pé, de barco ou até empacotados como mercadoria em camiões. Se sim, muito provavelmente também reparou que alguns países europeus têm construído muros para impedir a entrada destes refugiados.
     Bem, isto mostra duas coisas: primeiro, os líderes europeus não devem ter prestado atenção às aulas de História sobre o Muro de Berlim, porque parece que ninguém aprendeu nada disso, e segundo, as pessoas continuam a ter medo.
      Muros nunca resolveram nada, porque acabam sempre por ser derrubados, e pelo caminho, muita gente costuma morrer ou sofrer tremendamente.
     Na minha opinião, em vez de construirmos muros para nos separar destas gentes, devíamos andar a construir pontes com eles, porque isso é o melhor para todos: ninguém sofre, ninguém morre, e todos podemos coexistir de uma forma pacífica e estável.
    E não me estou só a referir aos muros físicos: também há aqueles muros mais metafóricos, que são difíceis de ver, porque tecnicamente não existem na realidade, mas sim dentro de nós.
    O muro entre religiões. O muro entre raças, etnias, até países. O muro entre esquerda e direita. Os muros mais pessoais, aqueles que construímos de forma a proteger-nos.
    E cada morte, cada bomba rebentada, cada ataque terrorista, cada ato insensível, cada riso maléfico, cada guerra, cada ato reprovável do ponto de vista moral, cada lágrima, cada gota de sangue derramada em nome de uma causa injusta, cada momento de tristeza, depressão ou pura desilusão, cada pesadelo, cada momento de fome, cada injustiça, cada homem honesto que se torna corrupto, cada mentira, cada riso maléfico, cada momento de terror, medo ou horror, é apenas um tijolo nos nossos muros.
      Não podemos ser todos apenas tijolos nos muros uns dos outros, porque somos mais. Devemos ser mais. Somos seres humanos. Todos temos sonhos. Todos temos ambições. Todos temos amores, paixões,
ódios, medos. Todos temos os nossos momentos de prazer, de maldade, mas também de bondade. Somos todos iguais, no fundo. Por isso, porque ter medo?
     É hora de destruirmos todos os muros que construímos como proteção. É hora de começar a construir pontes para acabar com os ventos da solidão e as tempestades da depressão.
    É hora de pararmos de nos proteger e começarmos a abrir-nos aos outros. É hora de parar de ter medo. É hora de viver, não de sobreviver.



terça-feira, 5 de abril de 2016

       Dia Internacional do Desporto para o Desenvolvimento e a Paz- 6 de abril de 2016

Que papel pode hoje ter o desporto hoje na construção da paz e de sociedades inclusivas? Este dia internacional oferece uma oportunidade para defender os valores essenciais de partilha, respeito mútuo e autoaperfeiçoamento que encarnam o espírito do desporto.
O desporto traz-nos valores positivos e torna possível promover uma cultura de diálogo através das fronteiras – a história do desporto demonstrou o seu poder para quebrar preconceitos, para pavimentar o caminho e promover movimentos, esforçando-se para alcançar os direitos e a dignidade dos indivíduos, dando-lhes uma audiência global.
O desporto é um poderoso veículo para a inclusão social, a igualdade de género e a capacitação de jovens, com benefícios que são sentidos muito além dos estádios. Com efeito, os valores adquiridos no e através do desporto – como o desportivismo e o espírito de equipa – são de valor inestimáveis para toda a sociedade.
Portanto, é vital, proteger o desporto como um espaço de educação e respeito, para salvaguardá-lo da fraude e dopagem que minam a ética desportiva e a saúde dos atletas. Apraz-me que os Estados-membros da UNESCO adotaram a nova Carta Internacional de Educação Física e Desporto, em novembro de 2015. A Carta revista estabelece os princípios éticos e padrões de qualidade para garantir a participação de todos no desporto, marca um importante passo rumo a um mais justo, mais inclusivo e mais tolerante ambiente desportivo. Também precisa de garantir apoio para todos aqueles homens e mulheres no mundo que mostram o seu compromisso de cada dia, como voluntários e profissionais, para fomentar o espírito do desporto como uma infinita fonte de renovação e vitalidade para as sociedades.
                                                                                                                     
                                                                                   Irina Bokova   -  Diretora geral da UNESCO         

Sarau Solidário



           
         No passado dia 12 de março, pelas 21h, realizou-se, no anfiteatro da Escola Sede, mais um evento de cariz solidário, o Sarau, dinamizado por algumas docentes de Português e pela Associação Alma Mater Artis, cujos elementos deslumbraram os presentes com a exibição dos seus dotes de dançarinos, conforme se pode apreciar pelas imagens a seguir apresentadas:





terça-feira, 22 de março de 2016

 

Escola Solidária



             

        A campanha de recolha de livros de literatura infanto-juvenil, preferencialmente de autores portugueses, com o intuito de facultar àqueles que são desfavorecidos economicamente o acesso à leitura e o contacto com obras de literatura de autores de outros países, de contribuir para o enriquecimento cultural dos alunos e de incentivar a solidariedade entre os jovens, teve um resultado acima do expectável, dado que se angariaram mais de trezentos livros.

   


                                   Corrida da Paz- 24 de fevereiro


       No ano em que se celebra o Ano Internacional para o Entendimento Global, foi com muita alegria e orgulho que recebemos, nas instalações da Escola Básica Irene Lisboa, a Tocha da Paz e a partilhamos com os elementos da Comunidade Escolar.
   Os alunos do Agrupamento prepararam, sob orientação dos seus professores, algumas atividades que abrilhantaram este evento especial.


   




quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

O Natal e as suas tradições

« (…) Num mundo globalizado, atravessado por múltiplas culturas e origens, pelo fluxo das imagens e das informações sobre o Outro, a tolerância é a base da cidadania sustentável…. »  Irina Bokova, Diretora-geral da UNESCO.


  Com o objetivo de promover a riqueza da diversidade cultural, dotar os alunos de conhecimentos, competências e valores que os capacitem a serem, no futuro, adultos tolerantes e responsáveis, alguns professores de Português, Francês, Inglês, Geografia, Educação para a Cidadania e Tecnologias de Informação e Comunicação orientaram  os seus alunos de diversos níveis e turmas na  pesquisa de informação sobre O Natal e as suas  tradições não só em Portugal, mas também em alguns países francófonos e de expressão inglesa, situados em diferentes continentes, o que permitiu enriquecermos o nosso olhar,  estabelecer comparações e cruzarmos perspetivas.


 Apraz-nos partilhar  convosco estas imagens de trabalho multidisciplinar





terça-feira, 12 de janeiro de 2016





O longe faz-se perto, quando se quer

  Nesta época natalícia, os alunos das Escolas Básica Irene Lisboa e Secundária Carolina Michaëlis marcaram  presença, mais uma vez, em Cabo Verde.

   Com esse intuito construíram presépios e alguns enfeites, que foram enviados atempadamente,  para  a viabilidade da sua incorporação na árvore de Natal da Escola Constantino Semedo.

Apresentamos, em seguida, fotos ilustrativas da originalidade e criatividade dos trabalhos executados sob a coordenação de alguns  professores de Educação Tecnológica.