terça-feira, 26 de setembro de 2017


Mensagem da Diretora-geral da UNESCO
por ocasião da celebração
8 de setembro

Dia Internacional da Alfabetização – A alfabetização num mundo digital

As tecnologias digitais estão presentes em todas as esferas da nossa vida e configuram de maneira substancial o modo como vivemos, trabalhamos, aprendemos e sociabilizamos.
Estas novas tecnologias oferecem novas e amplas oportunidades para melhorar a nossa vida e nos conectarmos à escala mundial, mas também podem marginalizar quem carece de competências essenciais, como a alfabetização, e que tem necessidade de as utilizar.
Tradicionalmente tem-se considerado a alfabetização como um conjunto de competências relacionadas com a leitura, a escrita e a aritméticas aplicadas a um contexto determinado. Através dos meios digitais, as sociedades do conhecimento estão a transformar o que significa estar alfabetizado e exigem um novo nível, mais elevado, dessas competências. Ao mesmo tempo, a tecnologia pode contribuir, por outro lado, para melhorar o desenvolvimento da alfabetização.
Tudo isto deve entender-se num contexto mais amplo. Atualmente continuam a existir no mundo 750 milhões de adultos que carecem inclusivamente das aptidões mais básicas de alfabetização. 264 milhões de meninos e jovens não recebem educação escolar.
Além disso, pesquisas internacionais revelam que uma grande percentagem da população adulta e jovem de todo o mundo, inclusivamente, nos países em desenvolvimento, estão inadequadamente equipadas com as competências digitais básicas necessárias para funcionar plenamente nas sociedades de hoje bem como no local de trabalho. A redução desta lacuna de competências é um imperativo educacional e de desenvolvimento.
As tecnologias da informação e da comunicação encontram-se a criar novas oportunidades para fazer frente a este problema. As ferramentas digitais podem contribuir para aumentar o acesso à aprendizagem e melhorar a sua qualidade. Têm o poder de chegar aos que se encontram marginalizados, melhorar a monitorização do progresso e da alfabetização, facilitar a avaliação das competências e aumentar a eficiência da gestão e governança dos sistemas de ensino de competências.
Para criar e aproveitar novas oportunidades para levar adiante o Objetivo 4 do Desenvolvimento Sustentável sobre Educação e aprendizagem ao longo da vida para todos, precisamos da ação coletiva.
As parcerias entre os governos, a sociedade civil e o setor privado são hoje essenciais para promover a alfabetização num mundo digital. Considero a Aliança Global para a Alfabetização dentro de um Quadro de Aprendizagem ao Longo da Vida como um modelo dos esforços concertados que precisamos para avançar a agenda global e apoiar as iniciativas nacionais de alfabetização.
O Dia Internacional da Alfabetização é a ocasião para rever os progressos alcançados e de nos unirmos para enfrentar os desafios futuros.
Este ano, a celebração é dedicada a uma melhor compreensão sobre o tipo de alfabetização exigida num mundo digital para construir sociedades mais inclusivas, mais equitativas e sustentáveis. Todos devem poder aproveitar ao máximo os benefícios da nova era digital, dos direitos humanos, do diálogo e do intercâmbio, para um desenvolvimento mais sustentável.

Irina Bokova

Diretora-geral da UNESCO

segunda-feira, 19 de junho de 2017

 

 O Porto


   Ao longo do 2º e 3º períodos, os alunos das turmas 7º Ai, 7º Bi, 8º Ai,8º Ci, 9º Ac, 9º Ai, 9º Bi e 9º Ci realizaram trabalhos, em diversos formatos e suportes, subordinados aos temas " O Porto e as suas margens", " Porto: património artístico" e " A poluição do Rio Douro".
  Como habitualmente, procedeu-se à divulgação dos trabalhos através de exposições que tiveram lugar na Escola Sede e na Irene Lisboa.




sexta-feira, 13 de janeiro de 2017


Comemoração do Dia Mundial da Paz


No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Paz, tivemos a honra de receber, no dia 5 de janeiro, Dom Ximenes Belo, agraciado com o prémio Nobel em 1996, a fim de participar num painel que contou também com a presença de representantes dos médicos do mundo, da plataforma de apoio aos refugiados e das forças militares, os quais transmitiram as suas vivências relacionadas com a construção da Paz.
Foi grande o entusiasmo de todos.

Partilhamos algumas imagens demonstrativas desta tarde especial.

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quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

“ À Descoberta do Outro…”


O Natal foi o tema aglutinador das várias atividades deste  primeiro período.
Com efeito, a recolha de textos de diversas tipologias de autores portugueses e franceses, a produção de contos e posterior leitura dos trabalhos mais criativos, numa atividade dinamizada pela bibliotecária da Escola Irene Lisboa, uma pequena dramatização de um conto de um dos maiores autores da literatura portuguesa, Miguel Torga, a pesquisa de tradições natalícias em diferentes países de língua oficial inglesa, assim como as tradições gastronómicas do nosso país, alusivas a esta quadra, envolveram os alunos do 2º e 3º ciclo das duas escolas que ministram estes dois níveis de ensino.
Como vem sendo hábito, os trabalhos realizados foram dados a conhecer aos alunos da Escola Constantino Semedo.


Partilhamos algumas imagens ilustrativas dos mesmos.












segunda-feira, 18 de julho de 2016

“ À Descoberta do Outro”


Compreender a ampliação dos níveis de multiculturalidade das sociedades nos séculos XV, XVI e na atualidade, bem como a comparação de alguns aspetos relativos aos Ecossistemas de Portugal e de Cabo Verde, conteúdos programáticos das disciplinas de Ciências Naturais e História do 8º ano, foram objeto de pesquisa e de trabalhos de pares por parte dos alunos do 8º Bi, que viram os mesmos afixados.

segunda-feira, 27 de junho de 2016

Mensagem da Diretora geral da UNESCO Irina Bokova
por ocasião do Dia Mundial dos Oceanos

Oceano Saudável, Planeta Saudável


8 de junho de 2016



2016 é o ano em que o mundo começa a implementar as promessas feitas na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e no Acordo de Paris para as Alterações Climáticas.

A mensagem da UNESCO no dia mundial dos oceanos é clara – o oceano é essencial para seguir em frente.

Apesar do crescente impacto das atividades humanas sobre o ambiente marinho, o mar continua a ser um importante guia na erradicação do maior desafio global de hoje: a pobreza extrema. O oceano é parte integrante do nosso planeta e uma componente essencial das vidas humanas, dos meios de subsistência e do ambiente que nos sustenta. Da pesca e turismo, ao transporte e regulação do clima, o oceano é a chave para a implementação da nova agenda global.

Especialmente para os países em desenvolvimento, as costas e o oceano fornecem múltiplas oportunidades económicas para garantir que ninguém ficará para trás em busca de um desenvolvimento sustentável mais equitativo e sustentável. Seja junto à costa ou no mar alto, longe de todos, salvaguardar os sítios da biodiversidade marinha é vital para assegurar a utilização sustentável de longo prazo dos preciosos recursos naturais.

A UNESCO, através da sua Comissão Oceanográfica Intergovernamental, trabalha em toda a linha para apoiar os seus Estados-Membros na aplicação do 14º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável sobre o oceano e em todos os outros objetivos relevantes e metas, com base numa abordagem científica integrada e inclusiva. O desenvolvimento das capacidades nacionais de investigação científica marinha é uma pré-condição para a compreensão e preservação do oceano, o seu ambiente e os muitos recursos que fornece. A Comissão Oceanográfica Intergovernamental está empenhada em promover o desenvolvimento de políticas nacionais que promovam uma consciência ambiental baseada no crescimento sustentável do oceano.

A nossa mensagem é que um oceano saudável é um planeta saudável, e um planeta saudável é absolutamente vital para o bem-estar das gerações futuras.

7ª EDIÇÃO DO CONCURSO NACIONAL DAS ESCOLAS ASSOCIADAS DA UNESCO

No passado dia 6 de maio, realizou-se, na Academia Olímpica de Portugal, sita em Lisboa, a cerimónia da entrega dos prémios relativos ao Concurso acima mencionado.

 Como responsável pelo trabalho apresentado, foi com enorme orgulho que ali nos deslocamos para partilhar e desfrutar com o aluno do nosso Agrupamento, Luís Teixeira de Sousa, agraciado com o 1º prémio, aquele momento de convívio e de alegria.