terça-feira, 26 de setembro de 2017
Mensagem da Diretora-geral da UNESCO
por ocasião da celebração
8 de setembro
Dia Internacional da Alfabetização – A alfabetização num mundo digital
As tecnologias digitais estão
presentes em todas as esferas da nossa vida e configuram de maneira substancial
o modo como vivemos, trabalhamos, aprendemos e sociabilizamos.
Estas novas tecnologias oferecem
novas e amplas oportunidades para melhorar a nossa vida e nos conectarmos à
escala mundial, mas também podem marginalizar quem carece de competências
essenciais, como a alfabetização, e que tem necessidade de as utilizar.
Tradicionalmente tem-se
considerado a alfabetização como um conjunto de competências relacionadas com a
leitura, a escrita e a aritméticas aplicadas a um contexto determinado. Através
dos meios digitais, as sociedades do conhecimento estão a transformar o que
significa estar alfabetizado e exigem um novo nível, mais elevado, dessas competências.
Ao mesmo tempo, a tecnologia pode contribuir, por outro lado, para melhorar o
desenvolvimento da alfabetização.
Tudo isto deve entender-se num
contexto mais amplo. Atualmente continuam a existir no mundo 750 milhões de
adultos que carecem inclusivamente das aptidões mais básicas de alfabetização.
264 milhões de meninos e jovens não recebem educação escolar.
Além disso, pesquisas internacionais revelam que uma grande percentagem da população adulta e jovem de todo o mundo, inclusivamente, nos países em desenvolvimento, estão inadequadamente equipadas com as competências digitais básicas necessárias para funcionar plenamente nas sociedades de hoje bem como no local de trabalho. A redução desta lacuna de competências é um imperativo educacional e de desenvolvimento.
Além disso, pesquisas internacionais revelam que uma grande percentagem da população adulta e jovem de todo o mundo, inclusivamente, nos países em desenvolvimento, estão inadequadamente equipadas com as competências digitais básicas necessárias para funcionar plenamente nas sociedades de hoje bem como no local de trabalho. A redução desta lacuna de competências é um imperativo educacional e de desenvolvimento.
As tecnologias da informação e da
comunicação encontram-se a criar novas oportunidades para fazer frente a este
problema. As ferramentas digitais podem contribuir para aumentar o acesso à
aprendizagem e melhorar a sua qualidade. Têm o poder de chegar aos que se
encontram marginalizados, melhorar a monitorização do progresso e da
alfabetização, facilitar a avaliação das competências e aumentar a eficiência
da gestão e governança dos sistemas de ensino de competências.
Para
criar e aproveitar novas oportunidades para levar adiante o Objetivo 4 do
Desenvolvimento Sustentável sobre Educação e aprendizagem ao longo da vida para
todos, precisamos da ação coletiva.
As
parcerias entre os governos, a sociedade civil e o setor privado são hoje
essenciais para promover a alfabetização num mundo digital. Considero a Aliança
Global para a Alfabetização dentro de um Quadro de Aprendizagem ao Longo da
Vida como um modelo dos esforços concertados que precisamos para avançar a
agenda global e apoiar as iniciativas nacionais de alfabetização.
O Dia Internacional da
Alfabetização é a ocasião para rever os progressos alcançados e de nos unirmos
para enfrentar os desafios futuros.
Este
ano, a celebração é dedicada a uma melhor compreensão sobre o tipo de alfabetização
exigida num mundo digital para construir sociedades mais inclusivas, mais
equitativas e sustentáveis. Todos devem poder aproveitar ao máximo os
benefícios da nova era digital, dos direitos humanos, do diálogo e do
intercâmbio, para um desenvolvimento mais sustentável.
Irina Bokova
Diretora-geral da UNESCO
segunda-feira, 19 de junho de 2017
O Porto
Ao longo do 2º e 3º períodos, os alunos das turmas 7º Ai, 7º Bi, 8º Ai,8º Ci, 9º Ac, 9º Ai, 9º Bi e 9º Ci realizaram trabalhos, em diversos formatos e suportes, subordinados aos temas " O Porto e as suas margens", " Porto: património artístico" e " A poluição do Rio Douro".
Como habitualmente, procedeu-se à divulgação dos trabalhos através de exposições que tiveram lugar na Escola Sede e na Irene Lisboa.
sexta-feira, 13 de janeiro de 2017
Comemoração do Dia
Mundial da Paz
No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Paz, tivemos a
honra de receber, no dia 5 de janeiro, Dom Ximenes Belo, agraciado com o prémio
Nobel em 1996, a fim de participar num painel que contou também com a presença
de representantes dos médicos do mundo, da plataforma de apoio aos refugiados e
das forças militares, os quais transmitiram as suas vivências relacionadas com
a construção da Paz.
Foi grande o entusiasmo de todos.
quarta-feira, 28 de dezembro de 2016
“ À Descoberta do Outro…”
O Natal foi o tema aglutinador das várias atividades deste primeiro período.
Com efeito, a recolha de textos de diversas tipologias de
autores portugueses e franceses, a produção de contos e posterior leitura dos
trabalhos mais criativos, numa atividade dinamizada pela bibliotecária da
Escola Irene Lisboa, uma pequena dramatização de um conto de um dos maiores
autores da literatura portuguesa, Miguel Torga, a pesquisa de tradições
natalícias em diferentes países de língua oficial inglesa, assim como as
tradições gastronómicas do nosso país, alusivas a esta quadra, envolveram os
alunos do 2º e 3º ciclo das duas escolas que ministram estes dois níveis de
ensino.
Como vem sendo hábito, os trabalhos realizados foram dados a
conhecer aos alunos da Escola Constantino Semedo.
Partilhamos algumas imagens ilustrativas dos mesmos.
segunda-feira, 18 de julho de 2016
“ À Descoberta do Outro”
Compreender a ampliação dos níveis de
multiculturalidade das sociedades nos séculos XV, XVI e na atualidade, bem como
a comparação de alguns aspetos relativos aos Ecossistemas de Portugal e de Cabo
Verde, conteúdos programáticos das disciplinas de Ciências Naturais e História
do 8º ano, foram objeto de pesquisa e de trabalhos de pares por parte dos
alunos do 8º Bi, que viram os mesmos afixados.
segunda-feira, 27 de junho de 2016
Mensagem
da Diretora geral da UNESCO Irina Bokova
por
ocasião do Dia Mundial dos Oceanos
Oceano Saudável, Planeta
Saudável
8
de junho de 2016
2016 é o ano em que o mundo
começa a implementar as promessas feitas na
Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e no Acordo de Paris para as
Alterações Climáticas.
A mensagem da UNESCO no dia
mundial dos oceanos é clara – o oceano é essencial para seguir em frente.
Apesar do crescente impacto das
atividades humanas sobre o ambiente marinho, o mar continua a ser um importante
guia na erradicação do maior desafio global de hoje: a pobreza extrema. O
oceano é parte integrante do nosso planeta e uma componente essencial das vidas
humanas, dos meios de subsistência e do ambiente que nos sustenta. Da pesca e
turismo, ao transporte e regulação do clima, o oceano é a chave para a
implementação da nova agenda global.
Especialmente para os países em
desenvolvimento, as costas e o oceano fornecem múltiplas oportunidades
económicas para garantir que ninguém ficará para trás em busca de um
desenvolvimento sustentável mais equitativo e sustentável. Seja junto à costa
ou no mar alto, longe de todos, salvaguardar os sítios da biodiversidade
marinha é vital para assegurar a utilização sustentável de longo prazo dos preciosos
recursos naturais.
A UNESCO, através da sua
Comissão Oceanográfica Intergovernamental, trabalha em toda a linha para apoiar
os seus Estados-Membros na aplicação do 14º Objetivo de Desenvolvimento
Sustentável sobre o oceano e em todos os outros objetivos relevantes e metas,
com base numa abordagem científica integrada e inclusiva. O desenvolvimento das
capacidades nacionais de investigação científica marinha é uma pré-condição
para a compreensão e preservação do oceano, o seu ambiente e os muitos recursos
que fornece. A Comissão Oceanográfica Intergovernamental está empenhada em
promover o desenvolvimento de políticas nacionais que promovam uma consciência
ambiental baseada no crescimento sustentável do oceano.
A nossa mensagem é que um
oceano saudável é um planeta saudável, e um planeta saudável é absolutamente
vital para o bem-estar das gerações futuras.
Subscrever:
Mensagens (Atom)