sábado, 19 de setembro de 2015





Dia Internacional da Paz   -   21 de setembro

A UNESCO tem como missão principal promover uma cultura da paz, baseada na resolução não violenta dos conflitos, no respeito pela diversidade cultural e pelos direitos individuais, na tolerância e na liberdade de opinião.
A Comemoração do Dia Internacional da Paz tem como objetivo sensibilizar as pessoas para a necessidade da existência de paz, um bem precioso no mundo, e cada um de nós pode contribuir, no dia a dia, com pequenos gestos e atitudes passíveis de evitar conflitos: pedir desculpa, reconhecer os nossos erros, relevar palavras, às vezes duras, não insultar, não agir por impulso, de modo irrefletido e ignorante, ser generoso. Sorrir e perdoar, simplesmente…
Atualmente somos confrontados, através de notícias e imagens difundidas pelos órgãos de comunicação social, com um gigantesco drama social e humanitário: a migração de milhares de refugiados oriundos de países que se encontram em situação de guerra.
A violência não é uma expressão de justiça, de amizade, de felicidade. Estas promovem o acolhimento, a tolerância, o convívio, o estar junto para partilhar e aprender, para criar, desafiar e construir um futuro melhor. Esse desejo foi, até agora, o sustentáculo da nossa espécie — o que confirma e renova a nossa esperança.
 Em seguida, partilhamos algumas frases para que possam servir de reflexão
“ Como as guerras se iniciam nas mentes dos homens, é na mente dos homens que as defesas da paz devem ser construídas”,  in Constituição da UNESCO.
 “A paz precisa de existir na vida de cada pessoa. Não é o mundo que precisa de paz, são as pessoas. Quando as pessoas neste mundo estiverem em paz dentro de si, o mundo estará em paz”, Rawat, Prem.
“ Não existe um caminho para a paz. A PAZ é o caminho.”, Gandhi, Mahatma.
“Felizes os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus”, Jesus Cristo.
“ O coração que está em PAZ vê uma festa em todas as aldeias”, Provérbio Hindu.


  Ana Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário